O que é o Network Marketing?


O Network Marketing (Marketing de rede, Multinível, MMN, MLM) é um modelo de negócios amplamente conhecido e comentado pelos órgãos de comunicação. Muito em voga em países desenvolvidos como Japão e EUA, Inglaterra, no entanto em Portugal ainda se encontra em fase de desenvolvimento, e é vulgarmente associado erradamente a esquemas em pirâmide.

Este modelo de negócio não é mais do que uma inovação na forma de distribuir produtos, por isso mesmo, cada vez mais empresas adotam este conceito, ou parte dele para o lançamento dos seus produtos ou serviços. Como por exemplo nas Telecomunicações, onde as operadoras o usam para promover as suas campanhas (traz um amigo e ganhas uma mensalidade). Portanto, acaba por ser uma recomendação.

O network marketing não é um esquema de enriquecimento rápido e não é ilegal, muito pelo contrário, é um modelo de negócio que, tal como já vem descrito no nome, WORK, palavra em inglês que significa trabalho. No network marketing nada é de graça, não há propostas de dinheiro fácil e rápido sem qualquer esforço. Nesta área é preciso muita seriedade e perseverança para que se obtenham resultados expressivos, e para que todos os níveis do plano de marketing sejam atingidos.

Modelo de Negócio do Network Marketing

Quando decide aderir a uma empresa que usa o modelo de network marketing para promover os seus produtos, não está a trabalhar para determinada empresa, MAS SIM acabou de dar início ao seu próprio negócio! E tal como em qualquer outro negócio, o retorno irá ser proporcional ao trabalho investido.

Em suma, o Network Marketing é um grande negócio onde se faz um PEQUENO investimento. Não é porque não abre uma loja física, contrata funcionários, e faz um grande investimento inicial, que não tem que se dedicar ao seu negócio como se ele fosse um grande investimento, porque na realidade ele é, é o seu SUCESSO. Quanto menos se dedicar ao seu negócio, encarando-o apenas como um pequeno rendimento extra, um negócio pequeno pelo pequeno investimento inicial que fizeram, ele será isso mesmo, pequeno.

Diferença entre Venda Direta, Network Marketing e Pirâmide

O Network Marketing é a evolução da venda direta, que nasceu nos EUA e se desenvolveu massivamente ao longo das últimas décadas.

Venda Direta

A empresa só paga aos seus distribuidores as comissões das suas vendas e da sua rede.

Network Marketing

No Network Marketing pagam também pelo crescimento e formação de uma equipa criada por si.

Network Marketing

  • Produto é a base da empresa - A empresa publica informação correta sobre a empresa, os seus produtos e o que o participante pode esperar dos produtos e serviços.
  • Tem um produto/serviço competitivo no mercado e que é comprado pelo cliente final.
  • Tem mais de 5 anos - Os melhores negócios multinível têm mais de 5 anos e são conhecidos.
  • Tem um plano de pagamentos realístico - Geram-se vendas e pagam-se as comissões pelas vendas geradas. De que serve pagarem comissões elevadas, se é impossível gerar vendas, ou o produto é uma fraude?
  • Boa comunicação e suporte por parte da empresa.
  • Cobra um custo baixo pelo kit inicial (ou starter kit) - normalmente inclui amostras, catálogos, formulários de compra e outras ferramentas para ajudar a vender ou a desenvolver o seu negócio.
  • Não é preciso ter stock, e tem uma política de devolução para proteger os distribuidores contra stock não vendido.
  • A compensação base consiste, primariamente, na venda de produtos/serviços ao cliente final. A compensação é gerada pelas vendas próprias, ou pelas vendas dos parceiros que recrutou.
  • Mostra o negócio e dá aos potenciais novos parceiros o tempo necessário para tomarem uma decisão - todas as oportunidades vão estar disponíveis amanhã.

Esquema de Pirâmide

  • Prometem grandes quantidades de ganhos com pouco ou sem esforço.
  • Prometem que se ganha muito dinheiro simplesmente a recrutar pessoas.
  • Pode ou não ter um "produto" para vender, e o mesmo tem pouco ou nenhum valor.
  • Convencem as pessoas a investir grandes quantidades de dinheiro em pacotes, associados a produtos, que não são fáceis de vender a outras pessoas ou não podem ser devolvidos.
  • Cobram comissões ou custos altos para entrar, com um pagamento direto ou na forma "obrigada" de produtos de fachada.
  • Os promotores de esquemas em pirâmide, que se intitulam de líderes, vão pressionar as pessoas a registarem-se imediatamente sugerindo que a mesma oportunidade não vai estar disponível mais tarde.
  • A compensação base advém, primariamente, do recrutamento de novas pessoas, que devem pagar para entrar e recrutar outras pessoas.

O Network Marketing é um negócio de venda onde alguém trabalha como sendo distribuidor independente de uma empresa, dos quais vende os seus produtos/serviços de forma direta. É vantajoso para as empresas, porque os gastos com a publicidade e distribuição são muito inferiores, e para os distribuidores porque ganham mais dinheiro (em comissões) com a venda dos produtos, podendo criar o seu próprio negócio. 

© 2019 Gonçalo Sabino, Coimbra-Portugal
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